15 de março de 2018

COMO TER A LETRA BONITA? DICAS PARA MELHORAR SUA CALIGRAFIA!

Eu já tive dificuldades para ter a letra bonita, minha letra era enorme e tive que usar muito caderno de caligrafia até aprender a "dosar" o tamanho certo da letras. Mas hoje em dia eu percebo que não só de cadernos de caligrafias sobrevive uma letra bonita, existem vários outros exercícios que podem ajudar muito nesse processo. Quer saber como? É só deslizar e conferir esse post com 6 dicas para ter uma letra mais bonita.


Atenção com a posição do papel! Seja escrevendo em um caderno ou não, você precisa encontrar uma posição confortável para escrever. Recomendo que você deixe o papel/caderno um pouco de lado, de modo que você possa estender o seu braço de forma relaxada sem precisar se contorcer. Desse jeito vai ficar muito mais fácil de escrever.


Talvez você já esteja acostumado a escrever com determinada caneta, mas procure conhecer as diferentes numerações de canetas e diferentes tipos de tinta. Faça testes e descubra com qual caneta você se sente mais confortável.
Eu prefiro canetas de ponta fina e hidrográficas, acho que o desenho das letras fica mais bonito, letras cursivas como "o" "e" não ficam "fechadas" por conta da ponta grossa, me ajuda bastante. Com você também pode dar certo!

Essa letra que você está vendo na foto abaixo definitivamente não é a minha letra. Eu escrevi com força para mostrar a você como o traço fica esquisito e torto. Então é uma dica valiosa, não faça força enquanto você escreve... Além da sua letra ficar estranha, as folhas ficam todas marcadas e a sua mão vai cansar muito mais rápido. Ninguém merece começar uma folha caprichada e terminar um garrancho porque a mão está doendo, concorda?

Calminha aí! Se você estuda e o seu professor escreve muito rápido a matéria, você tem três alternativas: escreve rápido sem se preocupar com beleza da letra, se esforça um pouco e se contenta com o meio termo, ou você passa a limpo a matéria quando chegar em casa com calma pra que consiga escrever com a letra bonita.
Sabe aquele ditado antigo que diz "A pressa é inimiga da perfeição"? Então, nesse caso é a mais pura verdade.


Treine sempre que puder, de preferência o alfabeto inteiro e fazendo variações diferentes da sua letra. Exercícios são sempre uma ótima alternativa. Então pratique! 
Além dos exercícios de alfabetos, você também pode treinar em uma folha com pautas desenhando varios "L" tentando encostar sempre na linha de cima e na linha de baixo. Faça o mais rápido que puder, isso vai ajudar a melhorar a sua velocidade enquanto escreve e também vai deixar a sua letra mais redondinha. 


E enquanto estiver escrevendo, tente não misturar os tipos de letras. Por exemplo, está escrevendo com letras de forma e do nada coloca uma letra cursiva no meio de uma palavra. Eu tenho essa mania até hoje... Mas a verdade é que deixa a caligrafia com um aspecto bagunçado e não harmoniza. Então tente ser organizado com isso também.


E é isso, essas são as dicas de uma pessoa que não estuda a anos mas que ama escrever até hoje. Espero que essas dicas tenham ajudado você! Comente o que você achou. 

Um beijo e até a próxima!


6 comentários:

  1. nunca achei que a caligrafia podia ser treinada ._. mas amei esse post
    p.s.: nem forçando a caneta sua letra fica feia! acho que eu sempre tive facilidade com a escrita porque minha mãe me fazia treinar a letra em cadernos de caligrafia, mas nunca tinha pensado que isso realmente contava

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas... Gostei bastante. Acho minha caligrafia muito feia e decidi pesquisar como melhorá-la, daí encontrei seu blog. Parabéns.

    www.pliniobatista.com
    @pliniobatistabr (instagram)

    ResponderExcluir